quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Mind Palace

Uma das coisas mais interessantes em Sherlock Holmes é a sua capacidade de memorização. Intriga-me o fato de ele citar o uso de palácios mentais, não porque seja algo novo para mim, mas por ser algo de extrema importância, mas que me passou despercebido por muito tempo.



A técnica de memorização denominada de Palácio Mental consiste na criação de uma estrutura (cidade, construção, cômodo, ou qualquer outro ambiente) que servirá de "arquivo" para tudo o que você quiser memorizar. Por exemplo, meu palácio mental poderia ser minha própria casa. Em cada cômodo eu guardaria um tipo de lembrança. Em cada detalhe desse cômodo eu colocaria uma memória específica.

Sim, essa técnica não é muito difícil de compreender. Recentemente li em um blog que são necessários 11 passos para construir seu palácio mental, mas acho que em menos também seja possível.

PRIMEIRO PASSO

O primeiro passo para quem quer utilizar essa técnica é escolher uma estrutura. Pode ser qualquer ambiente, desde seu quarto, sua casa, seu bairro, sua cidade, uma igreja, um castelo ou mesmo uma biblioteca (o que seria bem sugestivo depois de um palácio). Se preferir, você pode usar algum lugar que só exista na sua imaginação, mas seria melhor um que realmente existisse.

SEGUNDO PASSO

Depois de ter um ambiente, é necessário percorrer o lugar escolhido e conhecer cada detalhe do mesmo. Sim, conheça os objetos, os enfeites, as cores, os cantos... conheça o máximo possível! Assim você terá quase uma infinidade de lugares onde poderá guardas as lembranças.

TERCEIRO PASSO

Depois de tudo isso é hora de saber como colocar as lembranças dentro do palácio. O que você precisa agora é escolher um lugar para guardar a memória. Por exemplo, suponhamos que temos que lembrar de um recado: "Ligar para Mary". No momento em que sabemos que teremos que lembrar dessa mensagem, devemos entrar em nosso palácio (será ma cozinha nesse exemplo) e visualizar o tal recado preso na geladeira. Para facilitar as coisas, não precisamos ver todo o recado escrito, mas só as palavras "Mary" e "ligar". 

Claro que isso é só uma sugestão de como guardar uma memória, mas o melhor jeito ainda é sendo original. A mente humana é maravilhosa e cheia de mistérios. Cada individuo é único por si só, por isso consegue imaginar coisas surpreendentes! Você, meu caro leitor, pode achar o método do Palácio Mental algo idiota e sem fundamento, mas cá entre nós... isso funciona comigo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário